Ciranda de Textos: Webjornalismo e Concursos Públicos

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Como participante esporádico de concursos públicos (em média uns três por ano), tenho percebido que, naquilo que conheço melhor na área, que é o webjornalismo, as questões sobre o tema nas provas têm deixado muito a desejar. Algumas mal formuladas, com respostas erradas tidas como corretas ou perguntas irrelevantes para a área são uma constante.

Esses pensamentos me fizeram questionar algumas dessas questões nas listas de discussão Jornalistas da Web e Web Jornalistas de BH. Vi que não estava sozinho, já que vários colegas também criticaram as questões (postei algumas delas recentemente. Link mais abaixo. Leia, tente responder, confira o gabarito e tire suas conclusões). Tanto que o assunto levantado por mim resultou no tema da quarta rodada da Ciranda de Textos com participação de outros colegas jornalistas e coordenação de Ceila Santos. Confira aqui outros posts sobre o tema.

Em Minas

Aqui em Minas Gerais, por exemplo, só em 2008 tivemos concursos da área de comunicação para a Ceasaminas, Seplag, INSS, Secretaria de Estado da Saúde, ALMG, Fundação Municipal de Cultura de BH, entre outros. Ainda nesse semestre teremos concursos da Ufmg e da Petrobras (tema de outro post neste blog). Questões como as já postadas neste blog voltarão a cair, me fazendo questionar o porquê dessa falta de critério na escolha de tais questões.

A impressão que fica é que os concursos passaram a adotar essas questões exatamente como as faculdades incluíram, no início dos anos 2000, a cadeira de Novas Mídias (Jornalismo Online, Webjornalismo ou seja lá o nome que for) em sua grade: apenas para constar. Atualmente existem ótimas grades curriculares na área de webjornalismo nos cursos de graduação e pós-graduação, mas os concursos ainda teimam em se basear em bibliografias superficiais ou em questões mal formuladas, sem vínculo direto com a função a que se está concorrendo.

Isso sem falar que, desde que participo de concursos, nunca vi uma vaga sequer exclusiva para webjornalista. É sempre para TV, rádio ou assessoria. Só que lá nos pré-requisitos dessas vagas, em uma ou outra linha, aparece a necessidade de o profissional entender de "publicações virtuais", "websites", "gerenciadores de conteúdo" e nomes do gênero.

Fica parecendo que qualquer jornalista pode, em alguma hora mais tranquila mais pro fim do dia, ir lá no site e atualizar alguma coisa. Ou é desconhecimento meu ou realmente ainda não se abriu vaga, via concurso público, para contratação de um profissional 100% webjornalista. E, pelo que parece, quem bola questões para concursos públicos também não dá a mínima para a realidade do assunto.

Depois o que se vê são sites com atualização precária, links quebrados, layouts burocráticos, com pouca ou nenhuma interatividade. São sites iguais às questões cobradas na prova: Apenas para constar.

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André Deak ministrou curso em BH para profissionais dos Diários Associados

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André Deak ministrou em Belo Horizonte, de 22 a 26 de abril, o curso "Jornalismo e Interatividade". Pelo que foi ensinado, parece que o curso foi muito bom. Pena que foi oferecido pelos Diários Associados APENAS para profissionais da empresa (Estado de Minas, TV Alterosa, Portal Uai e Rádio Guarani). De acordo com Deak, participaram 33 voluntários.

Parte do que foi apresentado para o pessoal dos Associados você confere aqui. Espero poder participar de algum próximo curso ou palestra do Deak em BH.

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Luis Nassif fala sobre internet e jornalismo alternativo em BH

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O projeto 1ª Terça do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais recebe no dia 6 de maio, às 19h30, o jornalista Luis Nassif para o debate "A internet e o jornalismo alternativo".

Mineiro de Poços de Caldas, Nassif é diretor da agência Dinheiro Vivo, primeira empresa de informação eletrônica do país, ganhador do trófeu "Dia da Imprensa" de melhor blog de jornalismo em 2007 pela Revista Imprensa e comentarista do Jornal da TV Cultura. Recentemente, declarou guerra contra o que chama de "anti-jornalismo" praticado pela revista Veja em uma série de artigos.

Local: Espaço Cultural do SJPMG
Av. Álvares Cabral, 400 - Centro BH - Telefone: (31) 3224-5011
eventos@sjpmg.org.br - www.jornalistasdeminas.org.br

Entrada franca!

Atualização (08/05): O site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) publicou um resumo do evento. Clique aqui para ler. O blog da jornalista Teresa Cristina Motta, Violet Online, também postou um resumo da palestra. Leia aqui. Repare que o post mostra bem a diferença da mídia tradicional e dos blogs. O site do SJPMG publicou um resumo bem aquém, na minha opinião.

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Série de posts sobre as principais agências web mineiras

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Estou preparando uma série de posts especiais sobre algumas agências web mineiras. Em breve, enviarei um questionário com algumas perguntas. Perfil, principais clientes e projetos, profissionais atuais ou que já passaram pela agência, cases, vídeos e imagens.

A gente fala tanto em mercado, mas quem faz o mercado é a gente, as agências, os clientes. Ele não é uma entidade da qual não façamos parte. Acho que seria bom conhecermos um pouco mais sobre quem faz o quê nele. Se a sua agência ou empresa web quer fazer parte do meu mailing e responder ao questionário, ou se você quer sugerir alguma agência, envie um e-mail pra mim.

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UFMG e PETROBRAS são próximos concursos para jornalista em Minas

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2008 tem sido um ano de muitos concursos (pelo menos no primeiro semestre, já que no segundo, pela lei eleitoral, não pode haver concurso público). Jornalistas mineiros pleitearam vagas no Ceasaminas, Seplag, INSS, Secretaria de Estado da Saúde, ALMG, Fundação Municipal de Cultura de BH, entre outros. Agora é a hora de estudar para os concursos da UFMG e da PETROBRAS. Confira:

UFMG

Jornalista (1 vaga): Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Inscrições: 22/04/2008 à 02/05/2008 no www.ufmg.br
Taxa de inscrição: R$ 37 (superior) e R$ 31 (técnico)
Remuneração: R$ 1.424,03 + Vantagem Pecuniária Individual de R$ 59,87 (superior) e R$ 1.193,22 + Vantagem Pecuniária Individual de R$59,87 (técnico).

Provas: 01/06/2008

Edital

PETROBRAS

Vagas para jornalista, publicitário e relações públicas

Salário Básico de R$3.300,54 com garantia de remuneração mínima de R$4.453,73

Inscrições: R$ 40 de 17 a 29/04/2008 no www.cesgranrio.org.br
Provas: 08/06/2008
Resultado Final: 27/06/2008

Edital

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Webjornalismo em concursos públicos

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De uns quatro anos pra cá, tenho visto que os concursos públicos da área de jornalismo estão adotando cada vez mais questões referentes à web. Fiz dois recentemente e compartilho com vocês as questões abaixo. No concurso da ALMG acertei as três. Já no da Fundação Municipal de Cultura de BH (FMC), acertei apenas uma. Na verdade, a prova da FMC é bastante questionável, inclusive nas questões de português e noções de informática. A reclamação em relação a essa prova foi geral. Vamos às questões:

Concurso ALMG, realizado em 30 de março de 2008

43. O desenvolvimento do webjornalismo ou jornalismo online vem produzindo mudanças na prática jornalística, em especial, no processo de pesquisa e apuração de informações. Em relação a esse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) a apuração jornalística passa a demandar o uso de ferramentas para análise e interpretação de grande volume de dados.
b) a cresccente disponibilidade de dados aumenta a necessidade da verificação e checagem de informações.
c) o aumento das bases de dados digitalizadas simplifica a definição das fontes a serem utilizadas na produção jornalística.
d) os conteúdos produzidos por usuários da rede se tornam uma fonte importante para coleta e processamento de informações.

44. A crescente participação dos usuários tem sido indicada como uma das características marcantes na expansão e desenvolvimento da web, com repercussões também no universo da comunicação institucional. Todas as seguintes afirmativas indicam práticas colaborativas características da chamada "web 2.0" na comunicação institucional de uma casa legislativa, EXCETO:

a) a página web disponibiliza ferramentas que permitem ao público enviar para os editores comentários sobre os conteúdos publicados.
b) a página web dispõe de canais para compartilhamento e publicação de conteúdos propostos pelos cidadãos acerca do trabalho da instituição.
c) o noticiário no site institucional inclui conteúdos gerados por usuários e fóruns abertos para proposição de matérias.
d) o site da TV legislativa permite que os usuários escolham, avaliem, proponham e disponibilizem produções acerca do trabalho legislativo.

45. Analise as seguintes afirmativas sobre as características do jornalismo online ou ciberjornalismo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A natureza multimídia não permite que a produção jornalística tenha grandes volumes de texto.
( ) Cada relato jornalístico pode apresentar estrutura hipertextual própria para organização da informação.
( ) Nas estruturas textuais lineares, os blocos de texto têm um ou mais eixos de ligação.
( ) Os produtos jornalísticos podem ser híbridos com características de base de dados, fóruns públicos e bibliotecas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

a) VFVF
b) FVVV
c) VFFV
d) FVVF

Concurso da FMC, realizado em 13 de abril de 2008

37. Em relação aos fatores de usabilidade de um site, é INCORRETO afirmar:

a) que navegação e a interface gráfica são elementos geralmente inseparáveis.
b) que, na interatividade, o modelo de mão dupla da comunicação de massa é substituído pelo modelo de três vias.
c) que link associativo é aquele que dirige o internauta para outros sites da web.
d) que, quanto mais nova for a tecnologia implementada, menor será a base instalada de usuários.

38. Antes do computador e da internet, o método Delfos estava fora das possibilidades da reportagem. Considerando o proesso relacionado com esse método, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) É criado um painel de nove a 15 especialistas no tema a ser estudado e obtém-se a concordância deles para participar da pesquisa.
b) É preparado um questionário inicial, abordando os pontos de dúvida sobre os quais se vai pedir a opinião dos entrevistados.
c) É enviado aos especialistas um questionário inicial, abordando os pontos de dúvida sobre os quais se pedirá a opinião dos entrevistados.
d) Depois de um primeiro round de perguntas, um relatório é enviado novamente aos especialistas, com o nome dos consultados.

40. Considerando o jornalismo na internet, é INCORRETO afirmar:

a) que as intranets oferecem para as empresas um caminho mais seguro para transmitir informações sigilosas, como relatórios de vendas.
b) que, no jornalismo digital, a titulação tem a mesma função que desempenha nas revistas e nos jornais impressos.
c) que leitura intensiva é aquela em que os leitores param e lêem uma pequena quantidade de conteúdo para obter informação mais aprofundada.
d) que disponibilizar a política de privacidade adotada pelo site é um exemplo de conteúdo funcional.

Respostas:

ALMG

Questão 43) C
Questão 44) A
Questão 45) B

FMC
Questão 37) C
Questão 38) D
Questão 40) D

E você, como foi?

PS.: Essas questões foram postadas por mim recentemente em duas listas de discussão que participo - webjornalistasbh@grupos.com.br e jornalistasdaweb@yahoogroups.com. Nesta última, a repercussão foi tão grande que a jornalista Ceila Santos sugeriu que o tema da 4ª rodada da Ciranda de Textos (ver links abaixo) fosse "WebJornalismo e Concurso Público". Será minha primeira participação no projeto. Na próxima quarta, 30/04, o post com o tema estará aqui (assim espero).

1ª rodada - 2ª rodada - 3ª rodada

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Maio com agenda cheia no mercado web mineiro

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Belo Horizonte terá uma ótima agenda para os profissionais mineiros da web em maio. Serão três grandes eventos, em dias e locais diferentes, para assistir a palestras, painéis, conhecer novos projetos e produtos e, claro, fazer um bom networking. Confira!

iMasters Interminas 2008 - 17/05/2008 (sábado)

Clique na imagem para ampliar.
Horário: 08h20 às 18h10
Local: Minascentro - Belo Horizonte
Quanto: R$ 50 (individual), R$ 45 (2 a 4 pessoas) ou R$ (5 ou mais pessoas) - INSCRIÇÕES ESGOTADAS!
Site

O iMasters InterMinas 2008, organizado pelo iMasters, pretende debater o futuro do mercado e da rede. Com o tema macro "Internet: a nova força de Minas", gurus nacionais e regionais, além de grandes nomes do mercado mineiro debaterão as tendências, polêmicas e rumores, interagindo sempre com o público. Em 2008, o iMasters InterMinas prestigiará temas como: Publicidade Online, Arquitetura da Informação, Criação para Internet, Desenvolvimento, Usabilidade, Tendências, E-Empreendedorismo, Comunicação Digital, dentre outros.

Programação:

08h20 - Credenciamento
09h00 - Abertura oficial (Tiago Baeta, iMasters)
09h20 - Desenvolvimento Web Centrado no Usuário (Caio César, PUC/MG)
10h30 - Criação e Tecnologia nos Tempos de Internet (Abel Reis, Presidente da Agência Click)
11h40 - Mesa redonda sobre o mercado mineiro de Internet (Profissionais convidados)
12h30 - Intervalo para almoço
14h00 - A importância do universo digital no marketing de seus negócios (Maria Lúcia Antônio, FIAT)
15h10 - "Despalestra" - Visão crítica da nova internet e como ela influencia no Brasil (Carlos Merigo, Fischer America e Fabio Seixas, Camiseteria)
16h20 - Coffee break
17h00 - Internet: o que veio pra ficar e não muda mais? (Luli Radfahrer, Professor-Doutor ECA/USP)
18h10 - Encerramento

Encontro LOCAWEB de Profissionais de Internet - 27/05/2008 (terça-feira)

Horário: 08h às 18h
Local: Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte
Quanto: R$ 29
Site

A LocaWeb completa 10 anos e chega também à décima edição do Encontro LocaWeb de Profissionais de Internet. A programação apresenta renomados profissionais, cases, conhecimentos técnicos, informações e muito mais.

Programação:

08h00 - Credenciamento e visita aos estandes
09h00 - Tendências do Mercado de Internet (Gilberto Mautner, Presidente da LocaWeb)
10h10 - Coffee Break e visita aos estandes
10h40 - Produtividade: padrões web, frameworks, jQuery, controle de versão e outras ferramentas (Elcio Ferreira, Diretor da Visie Padrões Web)
11h50 - “Fator Uau” (Executivos da Microsoft)
12h40 - Livre para almoço
14h00 - Desenvolva seus negócios com soluções do Google (Executivos do Google)
15h10 - WWW x WWD - A internet inteligente (Gil Giardelli, VP da Adrenax Venture Capital, Sócio Fundador da Permission Inteligência Digital)
16h20 - Coffee Break - Networking
16h50 - Novas plataformas para um novo marketing (Cesar Paz, Presidente da AG2)
17h50 - Encerramento, sorteios e relacionamento

13º Encontro de Webdesign - 31/05/2008 (sábado)

Horário: 09h às 18h
Local: Othon Palace - Belo Horizonte
Quanto: varia de R$ 20 a R$ 60
Site

O 13º Encontro de Web Design terá sua programação voltada para designers, programadores, jornalistas, publicitários, empresários, estudantes e quem trabalha ou se interessa por web. Considerado o maior evento da área, o Encontro tornou-se uma referência: reúne anualmente quase dois mil profissionais com o objetivo de trocar informações sobre o potencial da internet e a importância do design neste meio.

Programação:

09h00 - Credenciamento e visita aos estandes
10h00 - Abertura
10h15 - Palestra 1: Flashback! (Ronaldo Gazel)
11h30 - Intervalo e visita aos estandes
12h00 - Palestra 2 (Virtual): Joomla! - saiba mais sobre um dos CMS que mais cresce no mundo
12h15 - Palestra 3: Design Centrado no Usuário (Caio Cesar)
13h00 - Intervalo para almoço
14h30 - Participação especial: entrevista em vídeo com convidado
15h00 - Palestra 4: Comunicação Interativa (Raphael Vasconcelos, AgênciaClick)
16h00 - Intervalo e visita aos estandes
16h30 - Mesa-redonda interativa
18h00 - Encerramento

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Post Piloto

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Olá. Esse é meu primeiro post.
Antes de mais nada, muito obrigado pela visita. Este blog vinha sendo gestado por anos. Muitos me questionavam porque ainda não tinha um, já que trabalho com conteúdo web desde 2001. Na verdade, não queria ter um blog apenas por ter um, ficar repercutindo notícias ou posts de outros blogs, vídeos já postados e fazer o mais do mesmo. Queria algo diferente, original.

Em 2007 a idéia amadureceu, mas a falta de tempo impediu que ela fosse pra frente. No fim do ano, com a mudança de emprego, passei a ter tempo mas a não saber se continuaria ou não atuando em web. Como continuei na área, a vontade voltou em 2008 com força total.

O objetivo deste blog, como está no texto ao lado, é mostrar tudo o que acontece no mercado mineiro de web. Falar um pouco sobre as agências, os profissionais, os clientes, os projetos, bastidores, cursos, eventos, quem está aonde, dicas de livros, artigos, blogs, estudos, concursos e oportunidades na área, mas sempre com foco no mercado mineiro.

Se você é um profissional da área, trabalha em Minas Gerais (não importa se é com sistemas, webdesign, planejamento, atendimento, conteúdo ou mesmo professor) e acha que pode contribuir, é só me enviar um e-mail: mbsander@gmail.com

Abraço,
Marcelo Sander

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